Erros comuns de Marketing de Conteúdo e como evitá-los

Erros comuns de Marketing de Conteúdo e como evitá-los
Estratégia é palavra-chave quando falamos em Marketing de Conteúdo. Tudo o que é produzido neste sentido deve ter um motivo, um objetivo claro e mensurado posteriormente.
No entanto, muitos empreendedores, sobretudo quem atua em um pequeno negócio, costuma desconsiderar o planejamento estratégico e com isso, comete erros.
Veja a seguir, os erros mais comuns e como você pode evitá-los:
1- Produzir conteúdo que não dialoga com seu público
Você tem um negócio que ajuda pequenas empresas a crescer e a se tornar um sucesso? Que ótimo! Então seu público é formado por proprietários de pequenas empresas, certo?
No entanto, se você não tem essa consciência, não identificou onde está seu público, tampouco como deve atuar para chegar até ele, é comum promover conteúdo que não gera a conexão necessária. Você não fala a língua da sua comunidade, da sua tribo, saca?
Identifique seu público, crie personas. Contar com a ajuda de uma agência e profissionais de Marketing de Conteúdo/Digital, é uma ótima alternativa para suprir esta necessidade.
2- Conteúdo pobre, sem imagens e demais recursos
Não sei você, mas se eu abro um site e vejo apenas zilhões de palavras amontoadas, sem ao menos uma imagem e um conteúdo escaneável, ou seja, que seja agradável também aos olhos e fácil para ler, eu nem leio.
É importante produzir um conteúdo com boas imagens, inserção de vídeos quando possível, e com boa diagramação fontes.
Tome esse cuidado, faça tudo pensando em gerar satisfação nos seus leitores e futuros e atuais clientes.
3- Não investir em conteúdo atemporal
Nada impede que você faça conteúdos apoiados em “virais”, “memes”, tópicos quentes e novidades e afins. Isso é engraçado, interessante a atrativo.
No entanto, o mais importante é priorizar conteúdos atemporais, ou seja, com informações que farão sentido para quem ler daqui um, dois, dez anos.
É o que chamamos de conteúdo evergreen, ou seja, aqueles que se mantém atuais e relevantes, passe o tempo que for.
Como fazer com que meu blog seja lido?
Você montou seu negócio e percebeu que sem se lançar no meio digital, ou seja, sem ter uma presença na internet, você de fato, não “existiria”.
Parabéns! Se você criou seu site e não ficou refém apenas de Redes Sociais, você deu um passo importante.
No entanto, é comum que muitos sintam a falta de tráfego no site, ou seja, acessos no blog. Em resumo: ninguém tá lendo!
É importante, antes de mais nada, traçar uma estratégia de conteúdo, sempre pensando em ajudar seu público com o que for escrito/produzido.
Também é importante pensar que nem todo acesso é interessante, seu foco deve ser não o número de acesso, mas a qualidade deles. Muitas vezes, números elevados nada mais são do que métricas de vaidade.
Para que seu blog seja acessado, lido e relevante para seu público, procure seguir as seguintes dicas:
1- Crie conteúdos úteis
Não e sobre o que VOCÊ quer falar, mas sobre o que o seu PÚBLICO quer ouvir. Somente dessa forma você chegará ao coração das pessoas, despertara a atenção e claro, fará vendas.
2- Fuja da linguagem rebuscada
Procure usar palavras simples. Na internet, na maior parte das vezes, menos é mais. Isso não significa nivelar por baixo, mas sim permite facilitar ao máximo a compreensão das pessoas. Simples e direto, assim deve ser seu conteúdo.
3- Abra espaço para a interatividade
Ao concluir um artigo, procure finalizar com uma chamada para a ação, ou seja, faça uma pergunta, convoque a pessoa a compartilhar o post, curtir ou seguir você em determinada rede social, etc.
Tenha espaço aberto para comentários em seu blog, isso estimula a troca de ideias, o relacionamento e interatividade.
Esse conteúdo fez sentido para você? Então compartilha marque seus amigos e amigas e comenta aí quais estratégias você utiliza para estimular a leitura do seu blog e acessos no site!
Veja também
-
Quais as melhores estratégias para aumentar o envolvimento no Instagram?
-
3 soluções do marketing digital para aplicar na sua empresa HOJE!
-
Por que as pequenas empresas precisam de mídias sociais?
Tags: #Blog #Conteúdo #erros de conteúdo #marketing de Conteúdo