Erros em Redes Sociais para negócios podem destruir sua empresa!

Erros em Redes Sociais para negócios podem indicar falta de conhecimento profissional, o que pode derrubar suas vendas. Será que sua empresa comete estes terríveis erros?

Marcar presença nas Redes Sociais pode ser considerado nos dias atuais, não uma necessidade. Mas sim, antes de tudo, uma obrigação para empresas, marcas e negócios. Importantes para aproximar o público da empresa, e vice-versa, o consumidor de hoje, muito antes de comprar ou fechar negócio, busca o seu perfil comercial no Facebook ou Instagram. Além do site, claro.

Os pequenos empreendedores de hoje, profissionais liberais e até mesmo startups, sabem que a Rede Social é um canal importante de comunicação e interação.

Afinal, a postura amadora adotada muitas vezes, faz com que aqueles que começam agora a abrir seu negócio, coloquem a credibilidade do serviço e o atendimento ao cliente, em risco. Sobretudo por achar que estar nas Redes Sociais como uma empresa ou negócio, é a mesma coisa do que estar com um perfil pessoal.

Pensando nisso, no post de hoje iremos elencar os principais erros em Redes Sociais para negócios. Será que sua empresa está cometendo algum ou alguns dos que falaremos?

Como não cometer tais equívocos e como lidar com seu público no Instagram, Facebook e demais canais?

Te conto tudo a seguir, me acompanhe!

Erros em Redes Sociais para negócios: descubra quais são os principais

Fizemos uma pesquisa, analisando o comportamento de algumas empresas nas Redes Sociais, desde pequenos negócios de bairro, até empresas de grande porte e alcance mundial.

Dentre os erros em Redes Sociais para negócios, podemos destacar os seguintes:

Compartilhar posts só sobre produtos ou sobre a marca

Você contratou junto a uma empresa desenvolvedora de sites e de conteúdo, a criação de um site para o seu negócio. Para complementar sua estratégia online, criou também a conta do Instagram e a página no Facebook.

Que ótimo! Você já possui as ferramentas básicas para buscar se firmar no cenário digital. Seu produto é incrível e você precisa falar sobre ele no “Insta”, né?

E você simplesmente posta uma infinidade de imagens sobre seu produto, fala o quanto seu negócio é eficaz, nas vantagens de adquirir os serviços de sua marca, etc.

Se identificou? Então pare de cometer esse erro enquanto é tempo. Antes de postar conteúdo, você precisa planejá-lo, criar um cronograma de datas e não sair postando aleatoriamente.

Você precisa gerar interesse em seu público, claro. Mas isso deve ser feito de forma indireta e não sempre falando só do que você faz, produz. Isso acaba sendo chato e pouco atrativo.

Vamos supor que você é um fotógrafo. Nada impede de você postar nas redes sobre seus trabalhos. Mas, que tal dividir isso e trazer também dicas de fotografia?

Sugestões de melhores tipos de lentes, poses, ou seja, algum conteúdo onde você traga soluções para um púbico que se interessa pelo tema Fotografia?

A princípio você pode até pensar mostrar como se faz, seria um erro. No entanto, ao trazer conteúdo de valor para seu público, você o estará conquistando.

Com seu conhecimento compartilhado, além de ser lembrado como um profissional que é autoridade no assunto, você terá uma reputação bem mais elevada. Com isso, poderá fazer muito mais negócios.

 

Não responder comentários e mensagens inbox é um dos maiores erros em Redes Sociais para negócios

Aqui temos um erro básico, mas que, por outro lado, ainda é um dos mais comuns. Você faz um post, recebe um comentário e posteriormente nem responde. Deixa a pessoa literalmente no vácuo!

Ou ainda, recebe um inbox solicitando maiores informações, mas como não costuma checar, nem percebe. Quando vê, passaram-se meses.

E quando há comentários reclamando da marca? Da mesma forma que ignorar pode ser terrível para seu negócio, apagar pode resultar num erro ainda mais grave.

Afinal, o cliente pode fazer um print, disseminar o fato aos 4 ventos e assim, viralizar um fato negativo sobre sua empresa.

Ter um profissional para fazer a sua Gestão de Mídias Sociais é um ponto a se considerar, para evitar esse equívoco.

Lembre-se que a Rede Social é um canal de comunicação, de atendimento ao cliente e público. Logo, dispense uma atenção maior às dúvidas e comentários.

 

Conteúdo ruim e sem regularidade

Uma empresa, mesmo que ela seja só você, MEI, micro, deve ter postura de empresa grande. Ou seja, ela precisa se profissionalizar. A Rede Social é uma vitrine nesse sentido, ela vai transparecer o que é o seu negócio.

Se você definitivamente não estabelece uma regularidade de postagens, tampouco estabelece um padrão de qualidade, “vai dar ruim”.

Assim sendo, tenha em mente a importância de produzir conteúdo profissional, com boas imagens, design bacana, textos relevantes e que despertem a curiosidade do público.

Posts que estimulem ele a compartilhar e reagir ao que você publica.

Se você se identificou com um ou mais erros nas Redes Sociais, é bom ficar em alerta. Você precisa de um suporte urgente para não cometer novos vacilos que irão transformar seu sonho empreendedor em um pesadelo.

E então, curtiu nossas dicas? Precisa de ajuda? Conte com a gente! Estamos aqui para lhe ajudar. Bora tomar um cafézinho?

Veja também


Tags: #Advogados #Atendimento ao cliente #Autônomos #Blog #Contadores #Facebook #Instagram #Mei #Negócios #Profissionais liberais #Rede Social