Marketing para micro e pequenas empresas: sua chance de crescer!

Montar uma empresa ou um negócio, por menor que seja, implica em uma série de detalhes que merecem sua atenção, dentre os quais, o Marketing é fator determinante.

Pra começar, você precisa:

  • Suprir a demanda dos clientes;
  • Escolher seu mercado e nicho adequadamente;
  • Planejar, definir metas;
  • Ao escalar, gerenciar equipes de vendas;
  • Investir em Marketing e nas melhorias do negócio, etc.

Estes são alguns dos elementos determinantes para que micros, pequenas, médias ou grandes empresas, se mantenham relevantes no mercado.

Um fato inegável:  uma empresa pequena e/ou nova, sem ter presença online, sem ter uma identidade visual bem definida e trabalhada, certamente estará condenada ao fracasso. 

Então, como é possível marcar sua presença online, estabelecer sua identidade e se tornar conhecido, para que as vendas e negócios sejam alavancados? Como investir, quando o negócio está só começando?

Entenda a seguir, como é possível investir no Marketing para pequenas empresas, com valor acessível e como se beneficiar dele.

O que é Marketing e como ele pode contribuir com as pequenas empresas?

Em algum momento você já pensou sobre o que determina a escolha do cliente por um produto da marca “x” ao invés da marca “y”?

A qualidade do produto, valor agregado, os benefícios, o propósito e ideal da marca, sua identidade e essência, são alguns dos fatores que direcionam a opção do público.

Dito isso, podemos pensar em Marketing, como uma importante ferramenta capaz de fortalecer a pequena empresa, por meio da divulgação da marca, da missão, valores e seus respectivos ideais e diferenciais.

Sabe aquela ideia de que a propaganda é a alma do negócio? Ela é muito atual e relevante, em especial para as pequenas empresas que estão iniciando.

Dentre as estratégias de Marketing mais efetivas da atualidade, podemos dizer que o Marketing Digital é um de seus “braços”, sendo que o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficazes.

Com as ferramentas e estratégias adequadas de Marketing, é possível ter uma visão mais ampla e clara do mercado e adotar os procedimentos necessários para que o público consuma o produto e/ou serviço da pequena empresa, por exemplo.

Marketing para pequenas empresas: tenha um canal de comunicação eficiente

Se você imagina que é preciso um “caminhão” de dinheiro para investir em Marketing, saiba que esse pensamento reflete apenas o senso comum, não correspondendo exatamente à realidade.

Há sempre um modelo e estilo de investimento em Marketing que fatalmente caberá na receita de sua empresa.

Dentre as estratégias em Marketing para pequenas empresas que revela uma boa relação custo X benefício, criar e nutrir um canal de comunicação eficiente com o público é uma das mais atrativas. Ou seja, promover formas de acessibilidade entre o público e a empresa.

E isso vai MUITO ALÉM de ter um perfil da sua empresa ou negócio no Instagram e/ou Facebook. Antes de tudo, é mais do que desejável, ter um site otimizado e responsivo, que abra facilmente nos celulares e que apresente seus serviços e produtos de forma clara ao público.

Com as redes sociais e sites com estratégias de Marketing bem planejadas, além de informar o público e trazer soluções, você terá ótimos canais de atendimento aos clientes, facilitando o acesso das pessoas com seu negócio.

Atenda bem seus clientes, sobretudo no âmbito digital

Atender bem seus clientes, executar um pós-venda irrepreensível, também pode ser considerado uma estratégia de Marketing.

Com o advento da internet e do Marketing Digital, tais fatores ganham ainda mais em importância, afinal, se você presta um bom atendimento, as chances do nome da sua empresa ganhar repercussão positiva, sendo indicada pelos clientes a outras pessoas, são imensas. E na internet isso ganha uma dimensão extremamente alta.

Agora, conta pra mim: você já pensou em investir em Marketing, e profissionalizar o seu negócio? Sabia que com baixo investimento, isso já é possível? Me pergunte como, clicando aqui, que te contarei um segredo.

 

 

Veja também


Tags: #Investimento #Marketing #Marketing Digital #Marketing para pequenas empresas #Mei #Negócios #site #vendas