Novembro azul: câncer de próstata na pauta da saúde masculina

Se recentemente todas as atenções voltaram-se à saúde da mulher com a campanha Outubro Rosa, referente ao câncer de mama, agora é o momento dos homens e familiares se atentarem ao fato de outro tipo de câncer que também merece atenção: o câncer de próstata.

Para incentivar os cuidados e colocar a doença em foco, temos o chamado Novembro Azul, uma campanha mundial de conscientização desta doença que atinge milhares de homens todos os anos.

Como decorrência da campanha, vários locais como empresas, prédios e demais estabelecimentos utilizam a cor azul como uma referência à campanha, seja em luzes no tom azul para iluminar fachadas, seja algum outro detalhe na cor azul que faça menção ao evento. Outro símbolo da campanha de prevenção ao câncer de próstata é o popular bigode. Homens e até mesmo mulheres solidárias à causa costumam utilizar bigodes adesivos (ou reais no caso de homens) incentivando a campanha.

Se você não quiser cultivar um belo bigode, pode também simbolizar seu apoio pela campanha de maneira virtual nas redes sociais, usando um bigode fake no seu perfil do Facebook, por exemplo. Neste caso, o Novembro Azul tem sua faceta bigodística denominada Movember.

Confira neste artigo o engajamento do mês de novembro na luta contra o câncer de moda, seja pelo Novembro Azul, seja pelas suas derivações, como o Movember no tocante à estética “fashion”.

Câncer de próstata: aumento significativo da causa mortis masculina

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados, resultando em cerca de 12 mil óbitos subsequentes. Preocupante não?

Ciente destes dados, o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata se torna ainda mais importante, um verdadeiro alerta aos homens que porventura negligenciam tais informações e o poder destrutivo desta doença. A data escolhida para chamar a atenção para o quão grave pode ser a doença foi o dia 17 de novembro

Mas afinal, o que é próstata?

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. (Fonte

O tumor na próstata ocorre de maneira lenta e devido a esta característica não levanta muitos alardes sintomáticos. Daí a importância de se fazer exames preventivos para detectar a doença. Embora as causas evidentes da doença continuem um tanto quanto misteriosas, os especialistas pintam o seguinte quadro como tendências ao desenvolvimento deste tumor:

·         Fatores genéticos: pessoas que têm algum caso do câncer de próstata na família estão mais suscetíveis a este mal;

·         Sedentarismo: a exemplo de outras doenças, o sedentarismo é porta de entrada para facilitação de mazelas diversas, entre elas o câncer de próstata;

·         Fatores hormonais: alguns estudos chegaram a apontar que a produção de testosterona, embora não cause o câncer, pode estimular de forma gradativa o aumento do tumor já existente na região da próstata;

·         Alimentação: homens que mantém uma dieta pobre em legumes, frutas e verduras e rica em gorduras, estão mais predispostos ao surgimento do câncer de próstata.

 

Segundo matéria disponibilizada no site A.C.Camargo acerca do câncer de próstata e o diagnóstico do mesmo:

O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente pela combinação de um exame de sangue, que avalia os níveis de PSA (do inglês prostate-specific antigen, antígeno prostático específico), e pelo exame de toque retal. Como a próstata fica logo na frente do reto, o exame permite que o médico sinta se há nódulos ou tecidos endurecidos, indicativos da existência de câncer, provavelmente em estágio inicial.

Sintomas

A doença não revela sintomas no estágio inicial, porém, alguns podem ser sentidos num estágio já avançado, entre eles:

  • Urinar pouco de cada vez;
  • Urinar com frequência, especialmente durante a noite, obrigando-o a se levantar várias vezes para ir ao banheiro;
  • Dificuldade para urinar;
  • Dor ou sensação de ardor ao urinar;
  • Presença de sangue na urina ou sêmen;
  • Ejaculação dolorosa. (Fonte: A.C. Camargo). No caso de sentir tais sintomas, se faz necessário consultar um urologista imediatamente.

 

A questão dos exames

Por motivos banais, machismo ou algo neste sentido, alguns homens ainda hoje relutam sobre o exame de toque, o mais conhecido exame preventivo no tocante ao câncer de próstata.

No entanto o exame de toque retal não é o único exame existente. A cada dia a medicina evolui e oferece outras opções.

É o caso de um novo exame que é disponibilizado no Brasil via hospital A.C. Camargo, referência no combate ao câncer.

Veja mais sobre esta prática clínica e, matéria veiculada pelo jornal Folha de São Paulo clicando aqui.

No caso do exame de próstata, muitos médicos indicam que ele deve ser feito em conjunto com o exame de sangue PSA, principalmente quando há incidência de algum caso de câncer de próstata na família.

De acordo com o portal Tua Saúde, a idade indicada para que se faça o exame gira em torno de 50 e 76. Grande parte de sites e declarações médicas também relatam que homens da cor negra devem fazer o exame a partir dos 45 anos de idade.

Esta afirmação também está presente no site do Dr. Drauzio Varela, conforme transcrição abaixo:

 

Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos

Como os riscos de se desenvolver a enfermidade é potencializada com o avançar da idade, após a faixa dos 50 anos é importante fazer os exames com a finalidade de monitorar a próstata a cada ano.

Ainda segundo o portal Tua Saúde:

Os exames de próstata geralmente incluem: dosagem do PSA sanguíneo, ultrassonografia pélvica, toque retal e biópsia da próstata, que devem ser realizados mesmo na ausência de sintomas sugestivos de câncer de próstata como incontinência urinária e urina com sangue.

Uma alternativa ao exame de toque retal é o já citado exame de PSA, um exame de sangue que tem por finalidade uma análise laboratorial da amostra sanguínea. Concomitantemente ao PSA o médico poderá solicitar também a ultrassonografia pélvica.

Esta ultrassonografia necessita ser feita com a bexiga cheia para que a visualização da próstata seja possível. O interessante neste exame é que ele é rápido (cerca de 10 minutos) e seu diagnóstico revela precisão.

Mas atenção: muito embora estes exames sejam alternativas ao exame de toque retal, o médico urologista poderá indicá-lo, haja vista que por meio deste exame o médico pode concluir a necessidade de uma biópsia.

 

Mais informações acerca do câncer de próstata

 

O portal Veja Abril publicou recentemente uma notícia em sua página de saúde com os dizeres: Médicos aumentam idade mínima para exame de próstata de 45 para 50 anos.

No final da matéria há um material bem didático com tópicos e vídeos relativos sobre a doença, com depoimentos de Gustavo Cardoso Guimarães, chefe do Núcleo de Urologia do Hospital A.C. Camargo.

Confira neste link

 

Movember

 

Movember é a junção das palavras Moustache (Bigode) com November (Novembro). Se trata de um projeto que visa arrecadar fundos por meio de festas, eventos, encontros, para investir em pesquisas para a saúde masculina e do câncer de próstata. Se no Outubro Rosa o lacinho era o símbolo da campanha, agora o bigode surge simbolizando o evento masculino.

A “gincana” do bigode já começou e têm algumas regras, entre elas a de cultivar o bigode do zero! Nada de barba e cavanhaque, só bigodes. Os usuários cadastrados no site “sobem” suas fotos diariamente mostrando a evolução do moustache.  Tudo em nome da causa, o que torna a brincadeira ainda mais interessante, né?

Segundo o site Unimed Coop:

O evento aconteceu pela primeira vez em 1999 na Austrália. A fundação Movember existe desde 2004 e hoje conta com a adesão de instituições nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e Grécia, entre outros países.

No Brasil, o site fashionista MachoModa (como o nome já deixa explícito, se trata de um site de moda masculina) levantou a bola e destacou alguns moustaches para inspirar a galera que quiser aderir ao movimento.

Se você quer conscientizar brincando, você pode também acessar o site Movember Games e indicar aos amigos, pais, etc.: LINK

Neste link temos uma galeria de imagens com homens e mulheres bigodudos

Lembre-se: a melhor prevenção é manter uma dieta equilibrada, fugir do sedentarismo e consultar o médico regularmente, por mais chavão que este conselho possa parecer.

Devemos ter em mente que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no público masculino brasileiro, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), perdendo apenas para o câncer de pele.

E você leitor(a)? o que acha de campanhas como Novembro Azul e Movember? Tem alguma informação importante ou notícia que gostaria de compartilhar conosco? Aproveite o espaço abaixo, nosso canal direto de comunicação!