Quais as melhores estratégias para aumentar o envolvimento no Instagram?

Aumentar o envolvimento no Instagram tem sido uma preocupação para o seu negócio? 

Você vive se questionando sobre a baixa interatividade no seu Instagram? Faz posts incríveis, porém, sempre tem a sensação de que sua marca está na rede, abandonada, como se gritasse entre surdos?

Pois bem, antes de falar um pouco sobre algumas estratégias reais que podem ajudar sua empresa, que tal primeiro tentarmos entender o envolvimento no Instagram?

Quando falamos em taxas de engajamento, em qualquer plataforma de mídia social, podemos considerá-las como uma medida da lealdade de seus seguidores a você.

Não se trata do tamanho do seu público, mas do grau de envolvimento deles com o conteúdo da sua marca que mais importa.

Afinal, o que deve ser levado como prioridade para o sucesso do marketing do seu negócio no Instagram, por exemplo, é o quanto há de interesse e interação com suas fotos, vídeos e histórias.

Pensando em criar um conteúdo que possa te ajudar a ter um envolvimento mais elevado no Instagram, a Ahsakô Digitais, em parceria com nossa empresa irmã, a Perossi Conteúdo, preparamos este material o qual você tem acesso agora. 

Nele, falaremos sobre alguns dos principais parâmetros que você deve observar para rastrear suas taxas de engajamento. Também pontuamos algumas estratégias e dicas que irão te ajudar a ser bem-sucedido (a) na produção do seu conteúdo no Instagram. Confira a seguir! 

Melhores Estratégias Para Aumentar o Envolvimento no Instagram: Seguidores

Você deve pensar:

“Todo especialista em Instagram fala que o número de seguidores não é o fator mais determinante para eu medir o meu resultado na rede social, então, por qual motivo os seguidores são o primeiro item como taxa de engajamento aqui?”

Já explico: o tamanho do seu público é obviamente, importante- fato! Porém, ele não é o parâmetro mais crucial

Mais do que apenas o número de seus seguidores, você precisa analisar se está conquistando novos seguidores. Esse pode ser um parâmetro que demonstra que a sua mensagem está atingindo novas pessoas.

·         Curtidas

Indo além da questão da chamada métrica de vaidade, que é mensurar seus resultados tão somente pelo número de curtidas nos posts, guardadas as devidas proporções, é interessante acompanhar também o número de likes.

O grande erro que muitos cometem, é ficar preso apenas no número de curtidas, dando total ênfase a este fato.

Mas, em conjunto com outras métricas, é claro que analisar o número de likes também é interessante e pode ajudar, como por exemplo, no planejamento de seus conteúdos futuros e para encontrar uma “linha” editorial a seguir.

Um conteúdo que teve um número bacana de curtidas, comentários e compartilhamentos, deve ser observado com carinho e pode significar que aquele é um bom caminho a seguir. 

·         Visitas novas ao seu perfil

Outro item legal de verificar é o número de novos visitantes em seu perfil. Esse dado é disponibilizado em contas empresariais do Instagram. Se você ainda usa uma conta pessoal para o seu negócio, considere migrar ou criar uma conta para a sua empresa ou negócio, certo?

Quando você identifica que há novas pessoas conferindo o seu perfil, isso significa que ele está aumentando o alcance.

·         Comentários

Um bom parâmetro de engajamento são os comentários. Mas fique atento (a), e considere somente comentários produtivos, como por exemplo, com questionamentos, elogios, etc.

Comentários “spam”, como aqueles com porrada de emojis e sem sentido, devem ser desconsiderados.

Analisando os comentários, você terá uma compreensão mais qualitativa do que seus seguidores pensam sobre suas postagens.

·         Reposts

Se um usuário repostou o seu conteúdo, ou compartilhou no próprio Stories, significa que de fato, ele no mínimo, curtiu sua postagem.

Logo, aqui há uma métrica poderosa a se considerar, certo?

Agora que vimos alguns dos principais parâmetros que você deve observar para rastrear suas taxas de engajamento, a pergunta que não quer calar é a seguinte:

Quais as melhores estratégias para aumentar o envolvimento e o engajamento do Instagram?

Veja a seguir:

1-   Biografia pode ajudar a aumentar seu engajamento no Instagram 

Aqui temos um recurso que muitas vezes acaba sendo pouco explorado pelos usuários. Você precisa inserir, obviamente:

·         O nome da sua empresa;

·         O que ela faz;

·         Uma linha chamativa que mostre a personalidade da sua marca (algo que pode ser copiado no tom da postagem do seu conteúdo);

·         Você poderá usar emojis na sua biografia do Instagram, promovendo mais personalidade ao perfil da marca. Vale dizer que você também pode aumentar seu envolvimento e demonstrar personalidade, utilizando uma hashtag em sua biografia. A hashtag será clicável, permitindo que seus seguidores vejam o conteúdo na hashtag e até interajam. Em suma, é uma ótima maneira de organizar o conteúdo gerado também pelo usuário para sua página.

2-   Link clicável na Bio do Instagram

     Vale dizer que uma das partes mais importantes da biografia do Instagram é o link. Ou seja, uma URL clicável que é exibida com destaque no seu perfil. Você pode estar pensando: “como decido qual link incluir na minha URL do Instagram para empresas?” Na verdade, você não precisa se decidir apenas por um link. Utilize uma ferramenta como o Linktree , para  incluir diferentes links em sua biografia do Instagram.  Isso levará os usuários que clicarem no URL a uma lista de links relevantes, nos quais você pode incluir seu site, Facebook, Twitter ou qualquer outra coisa que sua empresa queira mostrar!

3-   Entenda o que é melhor para publicar no seu Instagram

    Você pode se basear nos posts que já fez e que obtiveram melhor engajamento, bem como seguir algumas dicas, como por exemplo:

·         Conteúdo dos bastidores da sua empresa;

·         Publicações que mostram ações de voluntariado da sua empresa, participações em palestras, seminários, webinars, lives, etc;

·         Selecionar conteúdos gerados pelos usuários para que você possa compartilhar de novo em seu próprio perfil;

·         Postagens capazes de solucionar problemas e que ajudem o usuário, como tutoriais, etc.

 Certifique-se de combinar o uso de conteúdo de foto e vídeo ao usar essas ideias, beleza?

4-   Use o Instagram Stories

Muitas vezes ignorado, o Instagram Stories é um poderoso aliado para expandir seu alcance e aumentar o envolvimento na rede social.

Como se sabe, o Stories permite que os usuários personalizem  fotos e vídeos com a adição de imagens, GIFs, músicas, textos, desenhos etc.

Dessa forma, aumentar o engajamento e o reconhecimento da marca são fatores possíveis, caso você utilize bem o recurso em questão.

5-   Aposte no Instagram Live

Ao usar o Instagram para negócios, você deve ter certeza de que está engajando seus seguidores adequadamente, para poder expandir com eficiência o alcance e gerar novos leads.

O Instagram Live é um ótimo recurso a ser implementado no caso de construção de um relacionamento comercial-cliente, além de confiança e lealdade à marca.

O Instagram Live funciona da mesma maneira que o Instagram Stories; o Live fica na parte superior da tela inicial e seus seguidores simplesmente clicam no balão para assistir.

Ele também permite que você ignore o algoritmo do Instagram, pois as histórias do Instagram Live são colocadas antes das histórias regulares do Instagram na fila na parte superior da tela inicial.

A melhor parte, no entanto, é que, depois de iniciar um vídeo ao vivo, uma notificação será enviada a todos os seus seguidores, alertando-os.

Mas como você pode aproveitar o recurso Live ao usar o Instagram para negócios?

O Instagram Live é um ótimo veículo para hospedar perguntas e respostas com seus seguidores, levar os seguidores aos bastidores da sua empresa, hospedar um webinar, colaborar com outra conta (você pode entrar ao vivo com outras contas no Instagram ), lançar um novo produto ou serviço, ou simplesmente conversar com seus seguidores e apoiadores da marca.

Se você deseja realmente aumentar seu engajamento e a lealdade à marca, considere criar um cronograma e ir ao ar no mesmo horário toda semana. É muito melhor do que ir ao ar esporadicamente e esperar que seus seguidores se juntem a você no evento.

6-   Poste conteúdo de vídeo de formato longo com IGTV

O recurso IGTV permite que os usuários enviem vídeos longos sem precisar postar histórias muito longas no Instagram ou vários vídeos em uma postagem.

Ele também permite que os usuários gravem e salvem seus conteúdos do Instagram Live para que possam ser visualizados posteriormente.

O IGTV é ótimo para o Instagram para empresas. Afinal, se revela em uma plataforma de marketing de vídeo para as empresas hospedarem  conteúdos educacionais ou outros tipos de conteúdo de vídeo valioso.

Uma maneira de usar o IGTV no Instagram para empresas é fazer o upload de vídeos online – apresentações ao vivo, etc.

É uma oportunidade de disponibilizar para seu público, uma live ou webinar que ele não pôde acompanhar ao vivo, por exemplo.

Com isso, você promove ao seu público, uma segunda chance de usufruir do conteúdo, ou dele consultar sempre que achar conveniente.

7-   Estude e crie as melhores hashtags para seu negócio

Use hashtags relacionadas ao seu setor e crie suas próprias hashtags para tornar sua empresa mais pesquisável no Instagram, Facebook e Twitter. Você pode adicionar uma hashtag a qualquer palavra ou frase; portanto, seja criativo, pois isso permite que seus seguidores se envolvam com você postando suas próprias hashtags em suas imagens.

As hashtags são uma maneira de classificar o conteúdo, tornando mais fácil encontrá-los nas plataformas de mídia social.

Sendo assim, adicione uma hashtag ao nome da empresa em todas as imagens ou vídeos que você postar para criar seu conteúdo.

Não se acanhe em pedir aos seus clientes, que eles usem hashtags nas imagens dos seus produtos. Dessa forma, você monitora quem está satisfeito com seus serviços e quem está interagindo com você no Instagram.

Você também pode usar as análises do Instagram para rastrear a relevância de suas hashtags.

Lembre-se: não importa qual seja seu objetivo, adicionar hashtags às postagens torna seu conteúdo mais detectável.

8-   Mencione outros perfis e usuários em seus posts

Se você incluir uma pessoa ou marca em sua postagem, mencione-a. Melhor ainda, se for em uma história do Instagram, onde eles poderão compartilhar sua postagem na própria história. Isso não apenas ajuda a aumentar seu envolvimento, mas também expande seu alcance, pois permite que as pessoas que seguem a pessoa ou marca que você marcou também visualizem seu conteúdo.

9-   Explore os recursos de vídeo do Instagram

Segundo a agência de mídia Zenith, a previsão para 2020 é que os consumidores gastarão 84 minutos por dia assistindo a vídeos online. Isso significa um aumento de 25% em relação aos 67 minutos em 2018.

Passa muito tempo assistindo vídeos e, se você não estiver usando esse recurso, estará perdendo .

Simplesmente não se discute com a eficácia e a popularidade do conteúdo de vídeo online. O Instagram sabe disso e oferece uma variedade de opções de vídeo para os profissionais de marketing e influenciadores usarem, acomodando vários comprimentos e formatos de vídeo.

O conteúdo de vídeo faz com que seus seguidores permaneçam no seu perfil por mais tempo, o que significa maior envolvimento. É simplesmente obrigatório se você deseja aumentar o tempo de envolvimento, e pretende usar o algoritmo da rede social em seu favor. 

10- Seja sempre autêntico (a)!

Você pode ser tão inteligente, engraçado ou artístico quanto quiser, nada supera o fato de você ter autenticidade.

Quando você realmente vive sua marca no Instagram, isso gera engajamento com seu público, gera identificação.

Isso vale tanto para suas fotos, legendas,  quanto para vídeos e histórias. Você deve priorizar sempre mostrar a seus seguidores, um conteúdo real que mostre o valor da sua marca.

Às vezes, isso significa mostrar a eles os fracassos ou as imagens não tão perfeitas dos bastidores. Também significa ter conversas com seus seguidores nos comentários, agradecendo-lhes pelo apoio.

Ter um conteúdo único e real estabelece confiança com seus seguidores e é sua mercadoria mais valiosa.

DICA EXTRA: Use a geolocalização

Quando você adicionar um local para cada foto e vídeo postado no feed do seu perfil no Instagram, ou até mesmo utiliza um sticker de local nos Stories, o seu conteúdo tem a visibilidade aumentada.

Pense no caso dos posts no feed, por exemplo.  Sempre que alguém clicar em alguma localização, seu conteúdo pode aparecer entre os listados.

Crie conteúdo sobre temas em alta

Fique atento (a) aos temas que estejam em alta no momento. É comum que determinada notícia, gere engajamento. Tente, se possível, aplicar algo exclusivo e que complemente o tema. Certamente isso poderá gerar mais menções e compartilhamentos

Tenha seguidores de qualidade

Algo pouco falado, mas que deveria ser levado em conta como fator determinante para o sucesso de um perfil no Instagram, se refere à qualidade dos seus seguidores.

E isso está atrelado basicamente à gestão de sua marca na rede social. Pense comigo: já imaginou o fato daquele perfil pessoal, onde estão seus amigos e familiares, tem uma alta taxa de engajamento?

A resposta é óbvia, mas pode passar desapercebida por boa parte das pessoas:

As pessoas ali, de fato, se interessam pelo conteúdo do respectivo perfil. Há um tipo de regra de ouro que você, se possível, deve escrever e deixar bem visível na parede do seu escritório:

“Tenha seguidores que gostem da sua marca e do seu conteúdo. Esse é o único jeito de ter um perfil com alto engajamento e com mais seguidores interessados em seu negócio”.

Para conquistar uma audiência de qualidade, você precisa ter o alinhamento do público ideal com o conteúdo que você produz e publica. 

Sempre bom lembrar 

Defina seu público -alvo

Com quem você quer falar? Com jovens que procuram roupas descoladas? Com empreendedores que buscam palestrantes motivacionais para suas empresas?

Entenda pelo que seu público se interessa

Antes de mais nada, você precisa ter a habilidade de se colocar no lugar dos seus clientes e público.

Para tanto, pense sobre quais são os interesses dessa pessoa. Quais seus sonhos, desejos e o que ela coloca prioridade na vida dela.

Tome muito cuidado para, ao invés de compreender o que interessa seu público, focar no que você gostaria que ele se interessasse. Esse erro é dos mais comuns.

Saiba por qual motivo você deseja que as pessoas sigam seu perfil e acompanhem seu trabalho

Tenha esse objetivo muito claro e definido. Responda pra si mesmo (a) por que você está no Instagram? Por que é necessário ter mais pessoas seguindo seu perfil? 

Conclusão

Como vimos, o uso de algumas estratégias pode alavancar consideravelmente o engajamento de sua marca e produto no Instagram.

Para tanto, antes de mais nada, é importante saber compreender e mensurar seus resultados e adotar as melhores práticas, capazes de aproximar seu público do seu perfil.

Ficou com alguma dúvida sobre Instagram para negócios? 


A Perossi Conteúdo e a Ahsakô Digitais estão aqui para lhe ajudar. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a fortalecer sua presença digital.