Sites para fotógrafos: fotografia é essencial no marketing

Sites para fotógrafos estão cada vez mais em alta, sobretudo quando marketing e imagem são praticamente duas facetas de uma mesma moeda: negócios!

Sabemos a importância que a fotografia tem na vida de cada um, especialmente na era digital onde praticamente todas as pessoas têm mais de uma câmera digital, por exemplo.

Seja no tablet, celular, webcam, nunca se fez tantos registros, seja de cunho pessoal, seja de natureza cotidiana, e claro, para marketing e negócios.

Se você atua no segmento, seja como fotógrafo, seja como produtor de conteúdo, este post traz verdades importantes para sua carreira e projetos.

A seguir você vai entender o motivo pelo qual:

  • Você deve investir em marketing digital para fotógrafos;
  • Um site para fotógrafos é mais do que necessário, é obrigatório;
  • Investir em marketing de conteúdo usando imagens na estratégia é extremamente vantajoso.

Preparados (as)? Então vem comigo!

 

Fotógrafo: você deve investir em marketing digital para fotógrafos

 

Cansado de ficar tirando fotos de festa junina da igreja e batizados? Claro, são clientes e você deve tratá-los com todo amor e respeito. Mas, cá prá nós, você quer ir além, certo?

Você quer se profissionalizar cada vez mais e atuar de forma efetiva nas mais variadas esferas onde a imagem é necessária e importante.

Então é fundamental que você invista em marketing digital, ou seja, você deve ter um bom trabalho online de divulgação. Em outras palavras, prepare-se para:

  • Ter um site profissional, em WordPress, com domínio próprio;
  • Planejar conteúdo para mídias sociais;
  • Adotar estratégias de acordo com sua persona e público alvo;
  • Fazer divulgação online de seus trabalhos, com conteúdo de alto nível em blog, Instagram, Facebook, etc.

Um site para fotógrafos é mais do que necessário, é obrigatório

Você usa alguma plataforma digital como portfólio de seus trabalhos! Ótimo! Você pode continuar usando. Mas para uma estratégia a longo prazo, que lhe dê ganhos sustentáveis, você precisa de um site.

É a melhor forma de demonstrar que o seu negócio existe, é sério, é pra valer, entende?

Mais do que isso, é possível agregar seu portfólio ao site. O ideal é investir sempre em conteúdos que tragam soluções e ensine algo de graça para seu público.

Pode ter certeza que isso vai estabelecer uma duradoura relação e fará que ele considere estabelecer negócios contigo.

 

Investir em marketing de conteúdo usando imagens na estratégia é extremamente vantajoso

 

Vamos supor que você já tem agora um site, e já está mandando ver nos conteúdos. Como fotógrafo (a), você tem uma vantagem: você sabe muito mais coisas sobre fotos e imagens, que uma pessoa comum provavelmente não.

Use o conhecimento a seu favor neste sentido! Além disso, em termos de mecanismos de buscas (SEO), há um fato importante que você deve saber:

  • Nos buscadores, 60% dos usuários confiam em empresas que apresentam imagens nos resultados de pesquisa.
  • Nas redes sociais, usuários do Instagram são 70% mais propensos a comprar um produto online.
  • No marketing de conteúdo, artigos e materiais ricos com imagens relevantes têm 94% mais visualizações.
  • No e-commerce, 63% dos usuários dizem que as imagens de produto são mais importantes do que a descrição.

Fonte das informações acima: https://portal.clint.digital/marketing-visual-tomada-de-decisao/

Seja você fotógrafo ou não, independentemente do seu negócio, as imagens têm papel muito mais determinante do que muitos sequer supõem!

 

Construindo uma estratégia de marketing digital para sites de fotógrafos

 

Com um site e a estratégia correta de marketing digital, você tem mais chances de ter sucesso na prospecção de leads/clientes.

Em suma, os primeiros passos para atingir a assertividade nesse sentido são:

  • Descubra com quem você irá se comunicar e a partir disso, criar sua persona, ou seja, representações fictícias de clientes reais, de forma bem detalhada. Lembre-se: enquanto o público alvo é genérico, a persona é uma representação fictícia do cliente ideal do seu negócio;
  • Estude o mercado, faça uma a análise de mercado. Procure entender como atua seu fornecedor, parceiros e sobretudo concorrentes. Anote pontos fracos, fortes e tente enxergar oportunidades para traçar sua estratégia;
  • Defina objetivos e metas. Conforme bem relata matéria do portal Epics:

Objetivos são abrangentes e representam a sua motivação maior com a estratégia digital. Pode ser, por exemplo, aumentar o número de vendas, fazer a sua marca ser mais conhecida na internet ou melhorar o seu relacionamento com os clientes.

 

Já as metas devem ser específicas, mensuráveis e com prazo e dizer como você chegará ao seu objetivo. Por exemplo: se você quer aumentar as vendas, uma das suas metas pode ser alcançar o número de X formulários de orçamento enviados pelo site durante 1 mês.

Fonte: https://www.epics.com.br/blog/como-fazer-marketing-digital-para-fotografos

 

O assunto é longo, se você quiser acompanhar os passos seguintes, fica aqui o convite: fique de olho em nossas próximas postagens! Até lá!